quarta-feira, 28 de março de 2012



















Certa vez um jovem procurou um sábio para entender o que havia de errado em suavida. Ao encontrar o mestre, o saudou e expôs o seu problema:
- Mestre, eu gostaria de entender o que há de errado comigo. Desde criança eu sou o mais esforçado de minha família. Comecei a trabalhar desde muito cedo, ao contrário dos meus irmãos, que nunca precisaram fazer nada. Na escola, apesar de minhas notas sempre estarem entre as melhores, nunca ganhei nenhum elogio de meus professores, diferente de alguns colegas que eram mais populares e frequentemente recebiam ajuda para passar para o ano seguinte. Ontem, na empresa onde trabalho, um colega foi promovido a supervisor, mas é a mim que todos os colegas, inclusive o recém nomeado supervisor recorrem quando querem tirar as suas dúvidas. Por que o meu valor nunca é reconhecido?
Em resposta, o mestre deu um sorriso suave, olhou nos olhos do rapaz e disse, em um tom sereno e cheio de compreensão:
- Eu entendo que essas situações abalem você. Mas observe o livro da natureza e você compreenderá o sentido disso tudo. Na floresta, as maiores árvores são aquelas que foram desprezadas pelos lenhadores desde muito cedo e então puderam crescer até o limite de sua capacidade. Já aquelas árvores tidas como de madeira nobre tiveram seu curso interrompido muito antes.
- Na vida, todo aquele que é exaltado pelas capacidades que ainda não tem, se assemelha à árvore nobre que logo é honrada pelo machado do lenhador e ali estanca seu crescimento. Todo homem que é honrado pelo pouco que possui, toma esse pouco como uma grande fortuna e se esquece de adquirir algo mais. Ao contrário, aqueles que ainda não foram descobertos por seus tesouros, seguem livres em seu crescimento, até que, como as mais altas árvores, não podem mais ocultar sua majestade e sua grandeza.
- Chegará o dia em que você encontrará seu lugar e nele, seu trono. Isso é assim para que você não se acomode como simples hóspede e resolva ali permanecer. Enquanto isso, siga aprimorando sua capacidade de dar o melhor de si em tudo que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário